Dia dos pais é comemorado há mais de 4 mil anos
Neste domingo (12), comemora-se no Brasil o Dia dos Pais, porém, qual o verdadeiro início das comemorações em um dia especial para os pais? De acordo com registros históricos, a primeira comemoração do dia surgiu há 4 mil anos, na Babilônia, quando um jovem chamado Elmesu moldou um cartão de argila, que desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.
Porém, uma data específica aos pais surgiu apenas no início do século XX. Em 1909, a americana Sonora Luise criou um dia especial aos pais, por conta de sua admiração por seu pai. O interesse tomou conta da população do estado americano de Washington e tornou-se festa nacional. Em 1972, o presidente Richard Nixon oficializou o dia dos pais.
Em vários países pelo mundo afora, a comemoração acontece em dias diferentes. No Brasil, o dia dos pais sempre ocorre no segundo domingo de agosto. A data mais comum da comemoração é o terceiro domingo de junho. Porém, a comemoração vai do dia de São José (19 de março), na Bélgica, até o segundo domingo de novembro, caso de Noruega, Suécia, Finlândia e Estônia.
No Brasil, a data foi instituída em 1953, através do jornal "O Globo", que criou a data visando atrair anunciantes. Porém, não importa o dia, não importa o motivo não importa a hora. O importante é lembrar aquele que alimenta e realiza sonhos todos os dias. Dia de homenagear o super-herói, o amigo, o companheiro.